Obter NR12


Obter NR12

4 PASSOS PARA OBTER A NR12 PARA SUA EMPRESA

A NR12 é uma das normas responsáveis pela segurança no ambiente de trabalho empresarial ou industrial. Ela estipula as obrigações dos empregadores para que seja garantida a saúde e a integridade física dos trabalhadores que prestam serviços ao empreendimento.

Mas, como obter a NR12? É apenas uma obrigatoriedade legal ou minha empresa ganha algo com isso? Empresas como a DAP Automação e Manutenção Industrial te dão todas essas respostas, além de prestar serviços especializados para a adequação de sua empresa.

CONHEÇA OS DETALHES DE COMO OBTER A NR12

Os quatro passos realizados pela DAP Automação e Manutenção Industrial são:

1º - Inventário de máquinas

Trata-se de uma lista de todas as máquinas e equipamentos utilizados na produção. É importante que constem informações técnicas como o tipo da máquina, sua capacidade, seus sistemas de segurança etc. Na formulação do inventário, uma planta baixa deve indicar a localização das máquinas.

2º - Análise preliminar de risco

Tem como objetivo investigar os riscos apresentados pelas máquinas e procedimentos de sua empresa. Analisar previamente é muito importante, pois permite que os sistemas sejam alterados antes de sua implantação – o que evita prejuízos para o seu empreendimento. Uma boa análise preliminar permite que diversos riscos sejam evitados através de soluções extremamente simples.

3º - Projeto de adequação

Nesta etapa a DAP apresenta a você um projeto que inclui todas as medidas elétricas e mecânicas estipuladas para aumentar o nível de segurança de sua empresa. Considerando que você, como gestor do empreendimento, é a pessoa que possui conhecimentos mais aprofundados sobre o negócio, é fundamental a sua avaliação sobre todo o projeto, com a finalidade de autorizá-lo ou de solicitar modificações.

4º - Laudo e recolhimento de ART

O último passo de como obter a NR12 é a formulação do laudo. Um dos documentos necessários para a sua formulação é a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Trata-se do instrumento que identifica os limites da responsabilidade técnica da DAP Automação em relação à obra ou serviço prestado à sua empresa. Assim, caso ocorra um acidente de trabalho nas dependências de sua empresa, pode-se avaliar legalmente de quem é a responsabilidade sobre o caso.

MUITO MAIS DO QUE APENAS UMA OBRIGATORIEDADE

Quando nos perguntamos “Por que obter a NR12?” a resposta quase automática é: porque é obrigatório. Mas, para entender como obter a NR12 beneficia uma empresa é importante lembrar que ela foi formulada para reduzir os acidentes de trabalho. Essa medida de prevenção, além de proteger os profissionais, oferece vantagens à empresa:

  • Aumento da produtividade – A NR12 fornece aos funcionários conhecimentos sobre os modos mais seguros de trabalho, evitando que acidentes interrompam a produção;
  • Proteção da marca – Caso ocorram acidentes, é fundamental a comprovação dos investimentos da empresa em função de proporcionar um ambiente de produção seguro para seus trabalhadores. Assim, a imagem da marca se mantém protegida.