O Que Uma Industria Deve Observar para Obter Um Bom Processo e Firmar Parcerias de Sucesso?

O Que Uma Industria Deve Observar para Obter Um Bom Processo e Firmar Parcerias de Sucesso?

Aplicação da NR 12 em máquinas e equipamentos

O primeiro item a ser observado deverá ser se a aplicação da NR 12 em todo seu maquinário. Você deverá se certificar que seus equipamentos contam com sistemas integrados de segurança, protegendo a integridade física dos operadores. Estes ítens são pequenas partes aplicáveis, como sensores de presença e segurança, botões de parada emergencial e etc. Também em segunça, estão os equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs, que deverão ser disponibilizados e substituídos quando necessário. Isto irá garantir que nenhum problema com o funcionamento do equipamento possa afetar os funcionários. Entretanto, estes funcionários deverão ser capacitados para exercer suas funções, sobretudo com responsabilidade e segurança.

Atender as necessidades de especialização

A empresa deve se certificar de que todo seu pessoal seja capacitado a operar os equipamentos sem maiores problemas. Em outras palavras, deve garantir que seus funcionários tenham cursos de especialização, curso técnico ou profissionalizante, ou algum treinamento na área de aplicação. Desta forma, é correto afirmar que a operação estará sendo bem executada, assegurando confiança e trazendo tranquilidade ao ambiente de trabalho, pois, além da correta operação, eles poderão verificar quando um equipamento apresenta necessidade de manutenção. Ter técnicos capacitados e treinados também entra como adequação à NR 12.

Responsabilidade no manuseio

Não adianta capacitar seus funcionários ao manuseio de seu maquinário se eles não prezam pela preservação e uso consciente do equipamento. Seu pessoal deve adotar uma postura responsável e saber da importância da tarefa que está sendo executada. Por exemplo, quando um sistema de corte, que tem seu acionamento por dois botões, para evitar que uma das mãos esteja na frente da navalha de corte, é alterado de forma a “facilitar” a operação. O operador, por alguma razão, resolve colocar algum calço em um dos botões para que utilize somente o outro, deixando uma de suas mãos livre. Dessa forma ele estará sujeito a sofrer um acidente, que neste exemplo seria permantente. Capacitando seus funcionários, ficará mais fácil de lidar com esse tipo de atitude, uma vez que dificilmente ocorrerá. Fica incumbido ao supervisor da área, certificar ao empregador que o maquinário está sendo manuseado de forma adequada, com responsabilidade e atenção, e que os funcionários estão adotando a postura correta dentro de uma empresa.

Manutenção em dia

Os equipamentos devem apresentar suas manutenções em dia. É extremamente importante que isso esteja correto, pois está relacionado à integridade física dos funcionários. Um equipamento que apresenta mal funcionamento devido à falta de manutenção, estará sujeito a ficar inoperante a qualquer momento, além de poder ferir quem o opera. Por isso, a assistência técnica responsável pela manutenção deve estar sempre avisada em caso de haver falhas, garantindo a vida útil prolongada desse equipamento.

Equipamentos em conformidade com vida útil aumentada

Para certificar-se de que todo seu maquinário terá uma longa vida útil, todos os tópicos supracitados deverão ser atendidos. Aplicando a NR 12, capacitando seus funcionários, averiguando o bom funcionando e a boa operação de seus equipamentos, e também aplicando as manutenções recomendadas pelo fabricante nos tempos corretos, você estará contribuindo para que seu processo não possua nenhuma falha durante o processo, estando assim em conformidade. Essa adequação lhe tará muitas vantagens, como o destaque no mercado, sendo um diferencial para pesar na escolhas de seus clientes.