Instalações elétricas industriais


COMO OBTER INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DE QUALIDADE?

Diversos problemas podem decorrer de falhas nas instalações elétricas industriais, desde aumentos no consumo de energia até problemas maiores como acidentes. Portanto, para que as instalações sejam aproveitadas ao máximo sem que isso gere prejuízos ou riscos, o mais indicado é a contratação dos serviços de empresas com experiência no ramo.

VANTAGENS DA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

A contratação de serviços de instalações elétricas industriais garante ao empreendimento atendido vantagens como economia, segurança e a devida regulamentação. Entenda um pouco mais sobre como os serviços especializados conferem cada uma dessas vantagens.

Economia

Através da elaboração de um projeto elétrico, empresas especializadas realizam seus serviços a partir de cálculos precisos a respeito das cargas elétricas, dimensões da fiação, pontos de energia e todos os demais fatores que compõem uma instalação completa. Com esse planejamento, é garantida uma condução de energia elétrica de ótimo desempenho, contribuindo para o funcionamento das máquinas e evitando gastos desnecessários.

Segurança

Quando se fala em instalações elétricas industriais, as responsabilidades são enormes. Devido às suas proporções e à sua complexidade, a instalação elétrica de uma indústria oferece riscos muito maiores do que uma fiação elétrica residencial, por exemplo. Mas, o grau de responsabilidade não se deve somente a isso. No ambiente industrial estão presentes diversos equipamentos e muitos trabalhadores. Acidentes como explosões ou incêndios podem gerar prejuízos irreparáveis, além de colocar em risco diversas vidas humanas. Fatores como esses fazem com que recorrer à competência de profissionais especializados seja muito mais seguro do que buscar meios alternativos.

Regulamentação

Devido aos riscos citados, foram elaboradas normas técnicas que estabelecem critérios de segurança e qualidade para instalações elétricas industriais. Dessa forma, para estarem regularizadas, todas as indústrias precisam atender a determinados critérios que asseguram tanto o espaço físico do ambiente industrial quanto a saúde e a integridade física de seus trabalhadores. Algumas das principais normas técnicas aprovadas pela ABNT são:

  • NBR 14039 – norma para instalações de alta tensão
  • NBR 5410 – norma para instalações de baixa tensão
  • NBR 10898 – norma para sistemas de iluminação de emergência

Empresas experientes no ramo dão à indústria a garantia do cumprimento de todas as normas que se referem ao trabalho com eletricidade e estratégias de segurança para ambientes industriais. Isso faz com que a indústria possa contar com toda a regulamentação necessária para exercer suas atividades.

É FUNDAMENTAL FAZER ACOMPANHAMENTOS DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS

Além da importância de contratar profissionais capacitados para a elaboração do projeto elétrico e sua instalação, ainda há outro cuidado fundamental a ser tomado: as instalações elétricas industriais precisam de acompanhamento. Novamente, serviços como esse também precisam ser realizados por profissionais especializados. Os acompanhamentos realizam inspeções, avaliações de desempenho e até manutenções preventivas. A contratação de empresas que atuam na prestação desses serviços garante a realização periódica desse acompanhamento. Através de cuidados como esses, são praticamente eliminados os riscos de acidentes, são mantidos os níveis adequados de consumo de energia e as instalações elétricas industriais alcançam maior tempo de vida útil.