Automação Também é Segurança!

Automação Também é Segurança!

A automação de máquinas é essencial quando se planeja ter uma empresa moderna, pois, além de permitir total controle das operações realizadas, garante a segurança do operador e do produto, através de um amplo monitoramento de funções. No entanto, no Brasil, não temos como realizar uma automação industrial e obter seus benefícios sem observar a NR12, norma regulamentadora que define os requisitos mínimos capazes de garantir a proteção de operadores, máquinas e equipamentos, durante a operação e manutenção das mesmas e em todas as etapas de determinados projetos, como pesquisas, projeções, implementações, produção, qualidade e finalização do produto. A automação de máquinas é apenas uma das etapas que garantem o processo automatizado e também deverá ser implementada adequando-se à NR 12, pois tal modo propõe máquinas seguras e eficazes.

A adequação à NR 12 trata-se, também, de elementar os processos de criação de cada projeto, pois assim todos os produtos se tornam efetivos no processo automatizado, satisfazendo os clientes e aperfeiçoando a automação das máquinas. Este fator é tratado como um diferencial, e devido a isso é sempre indicado estar seguro de que seu processo será realizado corretamente.

Na automação de processos, além da automação das máquinas propriamente, a adequação à NR 12 também é realizada implantando proteções físicas, sensores de segurança e monitoramento eletrônico, de acordo com a necessidade de cada indústria. Ademais, a automação de máquinas facilita a manutenção preventiva e corretiva, o que colabora com a garantia de execução da NR12 de forma simples e eficaz.

É importante lembrar que os requisitos da NR12 para automação industrial existem para garantia da segurança do trabalhador, que não pode ser resolvida somente com a automação. Por isso, treinamentos devem ser implementados, análises de ergonomia devem ser realizadas e EPIs deverão ser fornecidos, prevenindo a integridade física e consciência de todos os funcionários da empresa. Sempre contando com um profissional especializado em segurança do trabalho para tal função. Para que tal proteção seja garantida, é necessário que as políticas internas da empresa também se adequem à NR 12, sempre tendo em vista a conformidade na automação das máquinas e dos processos.

Nos tempos de hoje a tecnologia se torna muito importante em todas as etapas de uma empresa, bem como a segurança e a saúde. Estes são, portanto, componentes essenciais, dentre muitos, ao fortalecimento e estabelecimento de uma empresa, independentemente de seu porte. Se torna claro que, itens como adequação à NR 12, automação de processos e automação de máquinas são, após análises de conveniências, primordiais e fundamentais quando busca-se mudanças positivas e significativas dentro de todos os setores.