5 Passos para Ter a Manutenção em Dia – Garanta a Eficácia de Seu Sistema Automatizado

5 Passos para Ter a Manutenção em Dia – Garanta a Eficácia de Seu Sistema Automatizado

Atenção à cada elemento do processo

Para que o resultado final seja como o esperado, cada parte do processo deve estar funcionando perfeitamente. É importante estar atento desde o início do processo, até sua finalização. Quaisquer panes e irregularidades, o supervisor do setor deve ser informado imediatamente. O funcionamento correto do equipamento está diretamente ligado à integridade física dos funcionários, e também à efetividade do processo, pois um equipamento que não opera em 100% de sua capacidade, pode ocasionar em uma perda considerável em sua produção, por isso é de grande importância estar sempre alerta a qualquer mudança no desempenho do maquinário.

Evitando Problemas – Manutenções Preventivas

Para que seja evitado problemas com as máquinas, gerando desgaste com manutenções corretivas, o que acarreta em equipamento parado e tempo ocioso de produção, a empresa responsável pelo projeto de automação irá garantir que sejam efetuadas manutenções preventivas regularmente. É importante que o supervisor da área sempre solicite assistência técnica industrial especializada, pois é seguro que a prevenção seja feita por um técnico capacitado, evitando problemas futuros.

Resolvendo Problemas – Manutenções Corretivas

Devemos compreender que, obtendo um processo automatizado, deveremos sempre ter uma atenção especial quanto à manutenção dos equipamentos e maquinários. Quando seu sistema recebe determinada automação, a empresa que aplicou o projeto, disponibilizará, sempre que necessário, a assistência técnica especializada. Portanto, se algum equipamento apresentar problemas em operar, deverá ser solicitado à assistência técnica industrial, juntamente com o supervisor responsável, que se dirija até o equipamento e efetua a inspeção inicial, para que o problema seja solucionado o mais rápido possível. O equipamento deve permanecer bloqueado, garantindo a segurança, de acordo com a NR 12.

Assistência Técnica Industrial Confiável

Seu processo necessita ter êxito em cada elemento que o consiste. Portanto, além de selecionar a melhor empresa para a aplicação da automação industrial, deve-se também escolher a que melhor lhe garantirá a assistência técnica adequada. Esta empresa precisa ser confiável desde a apresentação do projeto, finalizando com a aplicação e cuidados com a manutenção. A confiabilidade é um fator crucial para assegurar-lhe um sistema funcional de processos.

Segurança e Eficácia

Portanto, elencando os fatores apresentados acima, você terá a garantia de que seu processo estará em perfeito funcionamento, dentro das conformidades, dentro das normas de segurança e projetando o lucro programado futuramente, evitando o máximo de tempo ocioso e desgaste com máquinas paradas. Dessa forma, a automação de seu processo trará o resultado esperado, de maneira efetiva e eficaz, possibilitando outros projetos futuros.