A Importância da NR12 Dentro Das Indústrias

A Importância da NR12 Dentro Das Indústrias

Quando o assunto é segurança dentro das empresas, rapidamente devemos nos lembrar da NR12. Essa é a Norma Regulamentadora responsável por proporcionar segurança em operações com equipamentos e máquinas nas indústrias, e também por garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores.

A empresa se responsabiliza por garantir que a NR12 seja aplicada, seguindo a ordem de prioridade apresentada pela norma: primeiramente as medidas de proteção coletiva, em que poderiam ser fixadas barragens físicas nas partes onde possivelmente levaria risco ao operador, também se encaixa nessa medida preventiva o sistema de parada de emergência, por exemplo; em sequência estão as medidas de proteção administrativas, que incluem ministrar treinamentos da NR12, bem como uma possível reciclagem, garantir que ocorra na prática, e adotar a manutenção preventiva de seus equipamentos; por fim as medidas de proteção individual, que são, basicamente, garantir a utilização dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), que podem variar de acordo com a operação a ser realizada.

Por se tratar da integridade física e saúde dos trabalhadores, a NR12 se torna uma norma extremamente importante. Não somente a empresa deve se preocupar com a realização desta NR, mas principalmente o funcionário, por se tratar diretamente de sua própria integridade. Ao trabalhador cabe certificar-se de que terá todos os equipamentos de proteção individual necessários, se o risco da operação está devidamente evitado e se terá seu treinamento obrigatório, para que assim exerça sua função sem problemas. Já à empresa, cabe adequar-se à norma o quanto antes, realizar verificações regularmente, bem como pesquisas de satisfação, para certificar-se de que tudo siga conforme deve. Esta adequação, inclusive, trata-se de um diferencial no mercado, pois deixa clara a intenção da empresa de preservar o bem-estar de seus funcionários, ressaltando que presa sempre pelo que é correto. É válido ressaltar que, caso a NR12 não esteja completamente adequada, qualquer empresa (pequeno, médio ou grande porte), está suscetível ao recebimento de multas.

Portanto, para que os funcionários possam operar equipamentos e máquinas nas mais perfeitas condições de segurança, sem que ocorram acidentes, sem que sejam submetidos à situações de risco ou executem seu serviço em áreas de risco e estejam, além de individualmente, coletivamente protegidos, as empresas estão se adequando à NR12. Essa preocupação com a saúde de seus operadores, definitivamente, estabelece um ambiente de trabalho ameno, em que certamente afetará positivamente a produção e resultados da empresa