Inovação Industrial


Inovação Industrial

É TEMPO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Depois das sérias dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil nos últimos anos, o país vem apresentado sinais de melhora. Para que essa recuperação pós-crise seja efetiva, não basta apenas esperar que ela termine sozinha, é de fundamental importância a atuação estratégica da indústria para que a economia do país se fortaleça.

Para isso, é necessário que as indústrias adquiram estruturas capacitadas para esse novo momento que se anuncia, investindo em soluções como a automação industrial.

INVESTIMENTO? MAS NÃO ESTAMOS EM CRISE ECONÔMICA?!

De fato, a situação que enfrentamos ainda inspira precaução. Apesar de ser necessário manter a prudência, alguns sinais nos permitem vislumbrar saídas para esse momento de restrições.

Após uma queda vertiginosa nos anos 2015 e 2016, a variação do PIB volta a subir em 2017, chegando a 2,8% nos dias atuais. Infelizmente, a recuperação ainda ocorre de maneira desigual entre os Estados brasileiros, porém, algumas regiões já caminham no sentido de uma recuperação econômica. Segundo um estudo da consultoria Tendências, avaliando o crescimento acumulado de cada Estado no biênio 2017-2018, São Paulo está apresentando bons sinais de recuperação, alcançando uma variação de PIB em 4,8%.

Passado o momento de restrições, contribuir para o progresso econômico é uma função da indústria. É através de seus processos produtivos que as mercadorias nacionais serão valorizadas, fazendo com que a economia circule e sejam revertidos os danos deixados pela crise. Para que isso possa acontecer, é necessário que os empreendimentos industriais saibam aproveitar o momento atual, realizando investimentos estratégicos.

Uma das soluções que apresentam resultados significativos é a automação industrial. Os principais aspectos de uma produção com recursos automatizados são:

  • Agilidade para a produção
  • Redução dos custos dos processos industriais
  • Menor índice de acidentes no trabalho

Essas vantagens correspondem perfeitamente às necessidades brasileiras atuais, em um contexto de urgência para reverter os prejuízos e necessidade de oferecer produtos de baixo custo para o mercado. Os benefícios da automação industrial são oferecidos pelos serviços prestados por empresas como a DAP Automação e Manutenção Industrial, atuante no estado de São Paulo.

DIFICULDADE OU OPORTUNIDADE – A ESCOLHA É SUA

A automação industrial apresenta-se como um investimento promissor por permitir que sua indústria se mantenha competitiva no cenário atual. Dentro e fora do país as tecnologias de automação se desenvolveram e se difundiram muito. Estima-se que, para que uma indústria aproveite os recursos automatizados como um diferencial no mercado, é necessário que esse investimento seja feito agora. Daqui a alguns anos, devido à agilidade da difusão tecnológica, é provável que a automação deixe de ser um diferencial e acabe se tornando um requisito fundamental. Em outras palavras, imagine um contexto industrial em que a automação se tornou um recurso comum: como uma empresa que não tenha investido na automação de seus processos poderá competir com as demais?

Todo momento de mudança econômica oferece, quase que simultaneamente, dificuldades e oportunidades. Para os empreendimentos que souberem enxergar, em meio às dificuldades, o instante certo para adentrar nas tecnologias de automação, o momento atual oferece oportunidade para desenvolvimento rápido no mercado.