A Automação Industrial Substitui A Mão De Obra Humana?


A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SUBSTITUI A MÃO DE OBRA HUMANA?

Com o avançar dos progressos técnicos e científicos, diversas atividades que antes eram desempenhadas exclusivamente por mão de obra humana se tornaram obsoletas ou foram substituídas pelo trabalho de máquinas. Sendo a evolução tecnológica um processo constante e veloz, esse aspecto pode soar preocupante para alguns de nós.

Porém, é importante recordar que o intuito da criação de máquinas, bem como o de qualquer outra ferramenta, é o de facilitar ou aprimorar o trabalho humano. A Automação Industrial também segue esse mesmo objetivo.

POR QUE UTILIZAR RECURSOS AUTOMÁTICOS NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL?

A Automação Industrial nada mais é do que a aplicação de técnicas, equipamentos e softwares com o objetivo de aprimorar um determinado processo industrial. Esse aprimoramento visa reduzir o consumo de energia, melhorar as condições de segurança e reduzir a necessidade de esforço humano durante a operação.

Em geral, os processos industriais exigem grandes quantidades de repetições, visando alcançar um grande volume de produção. A repetição contínua de procedimentos é altamente desgastante. Isso compromete não apenas a integridade do profissional que executa o trabalho como também o nível de precisão e qualidade da produção. Visando solucionar problemas como esse, a Automação Industrial é aplicada não para substituir o profissional, mas, para executar em seu lugar as tarefas mais mecânicas e possibilitar que ele foque a sua energia de trabalho em procedimentos em que o trabalho humano seja mais fundamental.

Vejamos os principais benefícios proporcionados pela Automação Industrial para compreendermos como a integração desses recursos à mão de obra qualificada promove melhorias nos processos produtivos:

  • Aumento da eficiência da equipe:
  • A equipe pode trabalhar melhor, focando sua concentração e energia de trabalho nas atividades mais fundamentais.
  • Melhora no volume da produção:
  • Estando a favor do trabalho da equipe, o equipamento que conta com recursos de Automação Industrial proporciona uma produção mais ágil. Sendo assim, essa economia de tempo permite que a quantidade de produtos finais em um determinado período seja superior com o uso de recursos automatizados.
  • Benefícios para o controle de qualidade dos produtos:
  • Os profissionais passam a contar com maior facilidade para monitorar o processo. Isso contribui para a detecção de eventuais falhas ou quebras do padrão.
  • A repetição precisa das máquinas garante a manutenção dos critérios de qualidade estipulados pela indústria, pois a sua margem de erro é muito reduzida.

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E MÃO DE OBRA QUALIFICADA: A UNIÃO PERFEITA

Mesmo através de sistemas de Automação Industrial os equipamentos não se tornam completamente autônomos. Para que atendam às necessidades de produção e consigam alcançar o nível de desempenho necessário, são fundamentais os monitoramentos e as operações desempenhadas por profissionais qualificados. Continuam sendo indispensáveis as tomadas de decisões, baseadas na experiência do profissional especializado e em sua capacidade de adaptar seus recursos às necessidades de cada novo projeto. Somente a partir dessas noções os sistemas poderão ser devidamente programados.

Os recursos automatizados são ferramentas e, como tal, dependem de profissionais que as manipulem da maneira mais apropriada.