Aplicação de Projetos de Automação Industrial

Aplicação de Projetos de Automação Industrial

Se determinada empresa pretende ter um diferencial no mercado, certamente ela está em busca de automatizar seu processo de produção. E para que isso aconteça, é necessário avaliar diversos pontos antes de aprovar algum projeto de automação.

Primeiramente, deve-se entender em que aspectos a automação industrial irá ajudar sua empresa. A princípio, os ganhos serão muitos: a probabilidade de erro diminui de forma significativa, aumentando a qualidade de seu produto final; a execução do serviço será de maneira muito mais rápida, de forma que a produtividade seja aumentada consideravelmente. Seguidamente, a empresa terá um controle do processo muito maior que antes, evitando horas paradas, interferindo positivamente no resultado final.

A dúvida que surgirá imediatamente será: em que um projeto de automatização me ajudaria financeiramente? Qual seu custo benefício? Logicamente que, para garantir uma produção automatizada, é necessário um investimento inicial, contratando uma empresa especializada, que certifique a qualidade e eficiência de seu projeto. A curto prazo, o benefício financeiro está atrelado à redução de custos com a diminuição da mão da obra, ou seja, diminuição de gastos com funcionários. Seguido pela otimização do processo e aumento da produtividade, que, a longo prazo, irá garantir que os gastos iniciais sejam cobertos e por fim o lucro será muito expressivo.

Contudo, para que o projeto de automação seja confiável e eficiente, é preciso saber escolher a empresa a ser contratada. Essa, por sua vez, deve seguir as etapas do processo, que basicamente consistem em: planejar, executar e controlar o processo, e posteriormente oferecer manutenção. Outro ponto importante é escolher uma empresa de confiança por conta do segredo industrial, pois garante a honestidade, já que é previsto em lei a proteção de informações consideradas sigilosas (Lei 9.279/76 – Lei da Propriedade Industrial).

Em vista disso, a empresa que optar por otimizar sua produção, pelo controle do processo, aumento da qualidade e eficiência de seu resultado final, além de redução de custos, deverá buscar a automação industrial com parceiros confiáveis, que passam transparência e assegurem todas as etapas necessárias para aplicação. Dessa forma, a empresa será destaque no mercado e, com certeza, a médio e longo prazo, terá um retorno financeiro maior que o esperado.